INFORMAÇÕES ANP

DISPONIBILIDADE

O TECAB possui 08 tanques para armazenagem de combustíveis derivados de petróleo e biocombustíveis, totalizando 31.621 m3

TANQUE N.º

CAPACIDADE OPERACIONAL (m3)

PRODUTO

01

2.917

Etanol Anidro

02

2.924

Hidratado

03

2.903

Gasolina-A

04

2.903

Óleo Diesel S-500

05

2.936

Óleo Diesel S-500

06

44

B-100

08

8.499

Óleo Diesel S-10

09

8.495

Gasolina – A

A Armazenagem e movimentação, por terceiros, nos tanques do Terminal está sujeita a disponibilidade de espaço e, ainda, condicionada a celebração prévia de contratos de cessão de espaços.
As taxas, tarifas portuárias, análises qualitativas e quantitativas e os serviços prestados por firma inspetora são de responsabilidade da contratante.
Todos os produtos armazenados e movimentados deverão estar dentro das especificações da ANP.

Tarifas de referência para Serviços padronizados:

a) Contratos de Prestação de Serviços para armazenagem e movimentação:
R$ 27,00 (vinte e sete reais) por m3 armazenado, acrescido de 5% de ISS, por um período de até 30 dias.

Condições Gerais de Serviço do Terminal (CGST):

1) APLICABILIDADE:
1.1 Todas as condições, direitos e obrigações, definidos neste documento, aplicam-se a contratação da Prestação de Serviços pelo TECAB ao CARRREGADOR. Estas condições serão, previamente, estabelecidas em Contratos de Prestação de Serviços, celebrados entre as partes;
1.2 A armazenagem de combustíveis derivados de Petróleo e Biocombustíveis nos tanques do TECAB serão objeto da celebração de Contratos de Cessão de Espaços com os agentes econômicos e estarão sujeitos a homologação da ANP.

2) LEGISLAÇÃO:
2.1 Todas as operações de movimentação e armazenagem de produtos no TECAB estão sujeitas à Legislação vigente de nível Federal, Estadual, Municipal e, especificamente, a Legislação da ANP.
2.2 As operações de navios e eventualmente as movimentações de caminhões-tanque, dentro da área portuária, estarão sujeitas aos regulamentos próprios da Autoridade Portuária (DOCAS-PB).
2.3 A carga e descarga de caminhões-tanque, com produtos classificados como perigosos, obedecerão ao disposto nas leis que regulamentam esse tipo de transporte.

3) DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES:
O TECAB dispõe das seguintes instalações: Tancagem atual:
Atualmente a empresa possui 8 tanques com capacidade total de 31.621 milhões de litros para armazenagem e movimentação de combustíveis derivados de petróleo e Biocombustíveis.

EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS

- Moto-Bombas:

QUANTIDADE

CAPACIDADE (m3)

PRODUTO

02

150

AEAC

01

150

AEHC

02

150

Gasolina – A

02

150

Diesel S-500

02

450

Etanol(Descargas)

01

150

Diesel S-10

- Dutos de Transferência para o cais:

01 para Gasolina 8” – Vazão 300 m3/h
01 para Diesel 8” - Vazão 300 m3/h
01 para Diesel S-10 – 12” – Vazão de 600 m3/h
Extensão tubulações (TECAB / PORTO) = 450 metros.

- Plataforma de Carga e Descarga de CT´s:

QUANTIDADE

EQUIPAMENTO

PRODUTO

03

Conjuntos de Medidores de Vazão série turboline com pré-determinadores eletrônicos

Gasolina - C

02

Conjuntos de Medidores de Vazão série turboline com pré-determinadores eletrônicos

Diesel S-500 / Biodiesel

02

Conjuntos de Medidores de Vazão série turboline com pré-determinadores eletrônicos

Etanol Hidratado

02

Conjuntos de Medidores de Vazão série turboline com pré-determinadores eletrônicos

Diesel S-10 / Biodiesel

03

Braços de carregamento, pantográfico, em aço carbono e alumínio 4”

Gasolina – C

02

Braços de carregamento, pantográfico, em aço carbono e alumínio 4”

Diesel S-500

02

Braços de carregamento, pantográfico, em aço carbono e alumínio 4”

Etanol Hidratado

02

Braços de carregamento, pantográfico, em aço carbono e alumínio 4”

Diesel S-10

Obs:
A plataforma tem capacidade para operar com até 06 CT´s (Carga).
A plataforma de descarga tem capacidade para descarregar, simultaneamente, 03 Ct’s de Anidro, 03 CT’s de Hidratado, 01 CT de Gasolina-A, 01 CT de óleo Diesel e 01 CT de B-100.


EQUIPAMENTOS DE EMERGÊNCIA

Extintores

Co2 10 Kg = 01
Co2 06 Kg = 02
PQ 04 Kg = 06
PQ 12 Kg = 03
PQ 20 Kg = 03
AP 10 L = 02
T O T A L = 17

Hidrantes:

Duplo = 08
Quádruplo = 11

Canhões:

Fixos = 11
Móvel = 04

Carretas portáteis para LGE:

05 de 130 Litros 

Líquido gerador de espuma (LGE):

Reservatório com capacidade de 5.200 litros.

Reservatório de água:

01 Tanque horizontal com capacidade de 100 m3 
01 Cisterna com capacidade de 120 m3
O TECAB dispõe de um sistema de captação de água do mar, para suprimento das redes de incêndio.

Bomba de Incêndio:

02 bombas elétricas com vazão de 280 m3/h. (cada);
01 bomba, motor Diesel, com vazão de 280 m3/h
01 bomba elétrica com vazão de 220 m3/h

Gerador Trifásico:

Potência nominal: 230 KVA

Sistema de Coleta de Águas Oleosas:

As águas oleosas, provenientes do Pátio de bombas e da Plataforma de Carregamento são destinadas ao S A O através de canaletas.

CONTROLE DE QUALIDADE

O TECAB só armazenará, unicamente, os produtos indicados nos Contratos de Cessão de Espaço, firmados com os agentes econômicos, cujas especificações técnicas cumpram a legislação Brasileira vigente.

O TECAB, em nenhuma hipótese, receberá em seu Terminal produto sem a devida apresentação da análise dos mesmos, feita por laboratório de notória idoneidade, devidamente reconhecida pelo CARREGADOR, que ateste a qualidade do produto, bem como o enquadramento do mesmo dentro das especificações vigentes exigidas pela ANP e/ou outro órgão que venha a substituí-lo, ou demais órgãos que tenham por encargo a fiscalização e os controles respectivos.

Por ocasião do controle de qualidade dos combustíveis líquidos recebidos nas instalações do TECAB, transportados por caminhões-tanque, será efetuada a pesagem dos veículos antes e após a descarga do produto, devendo ser efetuada ainda, antes da descarga, pela CARRREGADOR, às suas expensas, análise do produto de forma a certificar a sua qualidade.

Diariamente, firma inspetora contratada pelo TECAB providenciará amostras de todos os produtos contidos nos tanques do Terminal e após análise emitirá os respectivos Boletins de Análises de acordo com as especificações vigentes. Eventuais perdas detectadas por ocasião do recebimento dos combustíveis líquidos por meio de caminhões-tanque nas instalações do TECAB serão de responsabilidade do CARREADOR.

Por ocasião do recebimento de combustíveis, fornecida via cabotagem pela PETROBRÁS, serão aceitos os laudos das análises fornecidas por essa empresa, podendo, contudo, os combustíveis serem certificados novamente, através de análise realizada por laboratório de notória idoneidade indicado pelo TECAB. Para o recebimento de produtos por meio de bombeio de outro terminal, fica este obrigado, antes do início da transferência, a apresentar as análises laboratoriais dos produtos.

Quando houver qualquer dúvida por parte do TECAB, mesmo após a apresentação da análise, quanto à qualidade do produto a ser recebido, poderá esta exigir nova análise do produto, em laboratório indicado pelo TECAB, a qual será realizada às expensas do CARREGADOR.

PROGRAMAÇÃO DE NAVIOS

A PETROBRÁS deverá encaminhar ao TECAB as programações de descargas de navios, preferencialmente, com antecedência mínima de 02 (dois) dias da data prevista para atracação. Essa programação deverá conter as seguintes informações:

• Produto (s) a descarregar
• Quantidade a descarregar
•Nome do navio e data prevista para sua chegada

De posse dessas informações o TECAB definirá os tanques que irão receber os produtos e a vazão média de operação durante a descarga. Todas as operações inerentes às descargas de navios, com derivados de Petróleo, no Porto de Cabedelo são realizadas pela TRANSPETRO. O TECAB limita-se a informar e ceder os tanques para recebimento.

CARREGAMENTO DE CAMINHÕES-TANQUES

Sempre que o CARREGADOR desejar carregar produtos através de caminhões-tanque deverá encaminhar uma “Ordem de Retirada de Produtos – ORP” para cada veículo. Na ORP deverá constar as seguintes informações:

Data /Placa do veículo / Produto a ser carregado / Volume / Assinatura do responsável pelo CARREGADOR.

Os carregamentos de caminhões-tanque serão realizados, durante os horários de funcionamento do Terminal, pelos próprios condutores, sob a supervisão dos operadores do TECAB, principalmente nos aspectos relacionados com a digitação dos volumes nos medidores volumétricos e a segurança da operação. O TECAB dispõe de 01 plataforma de carregamento com 03 ilhas que possibilitam o carregamento simultâneo de até 06 veículos. Todas operadas pelo sistema de carga superior.

O carregador é responsável pela inspeção prévia dos caminhões-tanque, encaminhados ao TECAB para carga ou descarga de seus produtos.

O TECAB se reserva ao direito de realizar inspeções nos caminhões-tanque, através de utilização de check-list padronizado e até mesmo recusar a entrada de veículos não conformes com os padrões mínimos de segurança exigidos. Entretanto, não assume nenhuma responsabilidade por derramamentos, poluição, contaminação de produtos ou outros acidentes ocasionados pelo estado dos tanques desses veículos, após a saída do Terminal.

Os aspectos relacionados com a quantidade dos produtos serão controlados pelo sistema de Inspeção aleatória por ocasião da saída dos veículos.

DESCARGAS DE CAMINHÕES-TANQUE

O TECAB dispõe dos seguintes pontos de descargas:
• 03 ponto para Gasolina-A,
• 02 ponto para Diesel S-500
• 01 para B-100
• 03 pontos para Etanol Anidro
• 03 pontos para Etanol Hidratado.

O CARREGADOR deverá enviar os veículos para descargas acompanhados das respectivas Notas Fiscais. Os veículos serão descarregados durante o horário de funcionamento do Terminal. Todos os caminhões-tanque serão pesados antes e após as descargas e o CARREGADOR deverá contratar firma inspetora para apurar os volumes recebidos e assegurar a qualidade dos seus produtos.

INSPEÇÃO DAS INSTALAÇÕES

Antes de cada operação de embarque ou desembarque, os tanques do TECAB, linhas e equipamentos, deverão ser inspecionados e liberados por firma inspetora contratada por conta e ordem do CARREGADOR. A não nomeação do inspetor será entendida como aceitação dos tanques, linhas e equipamentos nas condições exigidas para o produto.

PERDAS OPERACIONAIS: Para movimentação e armazenagem dos produtos no Terminal serão consideradas as seguintes perdas admissíveis por produto, à temperatura de 20°C: Etanol e Gasolina, - 0,5% (menos zero vírgula cinco por cento), e Óleo Diesel e Biodiesel - 0,3% (menos zero vírgula três por cento).

Para levantamento e apuração das perdas por evaporação, serão efetuadas medições diárias nos tanques, considerando as movimentações de entradas e saídas de combustíveis, com base nas quais será elaborado o relatório mensal de perdas. As perdas excedentes às porcentagens indicadas acima, serão indenizadas pelo TECAB, pelo preço de aquisição do produto, à época de sua apuração.

HORÁRIOS DE OPERAÇÃO

De segunda à sexta das 07:00 h. às 17:00 h.
Sábados das 7:00 h. às 12:00 h.
Todos os veículos que se apresentarem ao TECAB dentro do horário acima, serão atendidos, independente do horário de entrada para carregamento.

RESPONSABILIDADES E OBRIGAÇÕES DO TECAB

O TECAB se compromete a fornecer, sempre que solicitado pelo CARREGADOR, informações referentes às suas operações no Terminal, tais como:

• Estoque de seus produtos nos tanques do Terminal;
• Relatórios descritivos das movimentações, por produtos, pertencentes ao CARREGADOR;
• Situação de movimentação de caminhões-tanque;
• Emitir, diariamente, as Notas Fiscais de devolução de armazenagem referente ao produtos carregados;
• Outras informações julgadas relevantes para o bom desempenho das atividades do Terminal e do CARREGADOR.

RESPONSABILIDADES E OBRIGAÇÕES DO CARREGADOR

• Programar seus caminhões-tanque para carga e descarga dentro do horário de funcionamento do Terminal;
• Fornecer os lacres necessários para cada veículo carregar;
• Emitir, diariamente, suas Notas Fiscais de Remessa para armazenagem referentes ao produtos descarregados no Terminal, de acordo com os volumes a 20º apurados pela firma Inspetora;
• O pessoal próprio ou terceirizado do CARREGADOR, que venha exercer as funções de fiscalização dos serviços do Terminalç, deverá respeitar e cumprir estritamente o Regulamento Interno do Porto de Cabedelo e do Terminal, e estará sujeito às Normas e Procedimentos de Segurança do TECAB, ficando sob a supervisão direta do Tec. de Segurança do Terminal.

CONTROLE DE ENTRADAS E SAÍDAS DE PRODUTOS NO TERMINAL

• Entradas de estoque PETROBRÁS:
Após as descargas dos navios, com base na medições dos nossos tanques, a Petrobrás apura os volumes descarregados de Gasolina -A e Diesel S-500 e emite NF-Remessa para armazenagem para o TECAB. Estes volumes são lançados como entradas nos estoques da Petrobrás;

• Vendas diárias pela PETROBRÁS:
Diariamente, a Petrobrás emite as N.Fiscais de vendas de Gasolina e Diesel contra às Distribuidoras, de acordo com suas respectivas cotas, e informa ao TECAB as liberações dos volumes faturados.

• Saídas do estoque PETROBRÁS:
De acordo com os volumes informados pala Petrobrás, o TECAB no final do dia, emite NF de Devolução de armazenagem contra a Petrobrás e automaticamente dar baixa no estoque;

• Entradas nos estoques das DISTRIBUIDORAS:
As Distribuidoras após receberem as N. Fiscais de vendas da Petrobrás, emitem N. Fiscais de Remessa para armazenagem para o TECAB. Estes volumes são lançados como entradas nos estoques das Distribuidoras.

• Saídas do estoque das DISTRIBUIDORAS:
Diariamente, às Distribuidoras com base nos seus estoques, emitem as Ordens de Carregamento para os caminhões carregarem no TECAB. No final do dia de acordo com o somatório dos volumes carregados, de cada produto, o TECAB emite as N. Fiscais de Devolução de armazenagem para às Distribuidoras. Estas notas fiscais são emitidas por produto e, automaticamente, geram as baixas nos estoques das Distribuidoras.

• Entradas de Etanol e B-100:
Nos casos de entradas de Etanol e B-100, às Distribuidoras emitem N. Fiscais de remessa para armazenagens para o TECAB, referentes aos volumes descarregados, através de CT’s durante o dia. Estes volumes são lançados como entradas nos estoques de cada Distribuidora.

•Saídas de Etanol e B-100:
Vide procedimento adotado acima.

•Controle de Estoques:
Diariamente, após o término das operações, o TECAB, emite os relatórios de estoques com o demonstrativo de todas as operações de entradas e saídas e os respectivos saldos dos produtos para todas às Distribuidoras e PETROBRÁS.

LIVRE ACESSO

Os procedimentos para solicitação de acesso ao TECAB deverão seguir as regras constantes na Portaria ANP nº 251/2000, onde constam os critérios para livre acesso, por terceiros interessados, aos terminais, para movimentação de petróleo e derivados.


HISTÓRICO DOS VOLUMES MENSAIS MOVIMENTADOS

Relatório analítico de ENTRADA e SAÍDA do terminal (movimentação à 20ºC)


ENTRE COM O PERÍODO QUE DESEJA CONSULTAR:
MÊS:      ANO:

ENTRADA

MÊS

ANO

PRODUTO

MARÍTIMO

RODOVIA

DUTOVIA

TOTAL

TOTAL


SAÍDA

MÊS

ANO

PRODUTO

MARÍTIMO

RODOVIA

DUTOVIA

TOTAL

TOTAL



The result of this invention is to reduce the shock replica watches sale transferred to the movement and to eliminate the various mounting parts (screws, braces, etc) which could break in a shock from a drop to a hard surface. What's ingenious about this invention is the simplicity of implementation versus more traditional methods. With a traditional casing, you'd replica watches sale likely see two screws, two braces and a movement ring to fill the gap between movement and case. In rolex replica uk's invention there are two split rings with a triangular cross section. When the two rings are placed point to point of their triangular cross sections and they begin to overlap, they center the movement and completely fill the gap between movement and fake watches case. When pressure is applied on the ring closest to the case back, it puts pressure on the outer diameter of the movement to center it in the case, and also puts pressure on the movement to push the rolex replica sale movement up against the dial and crystal.